As mulheres gostam de agradar. Gostam de vestir-se para uma outra pessoa. Pode ser um amigo, marido ou amante, pode ser alguém a ser conquistado.”  
(Valentino)
As pessoas lêem o nosso o visual e formam impressões a nosso respeito. Será que estamos nos expressando conforme a imagem que projetamos ,ou podemos ser mal interpretadas? A moda é reveladora: transmite os significados de nossas intenções na escolha de um traje.
A moça do filme ‘Medos Privados em Lugares Públicos’ ia todas as noites nos barzinhos da vida à procura da alma gêmea. Usava como adereço uma flor vermelha na indumentária e levava junto um livro para ler. Passava uma mensagem ambígua: a flor simbolizava que estava aberta para relacionamentos, mas ela não tirava os olhos do livro, inibia qualquer tentativa de aproximação!

Nesta época do ano de muitos eventos, festas e comemorações, a nossa comunicação visual conta pontos para atingirmos as metas desejadas. O estilo, o tecido da vestimenta e os adereços falam muito sobre nós: escancara o momento atual, mostra os sonhos e os valores. Os homens fazem um tipo de leitura e as mulheres tem outra interpretação.
Um simples decote, uma gola ou bainha, um corte ou prega passam informações importantes.
Um detalhe pode ser o chamariz da sua personalidade: um colar diferente, uma pulseira de couro mais descolada ou os sapatos de uma cor arrojada.





Uma pessoa que se veste de maneira criativa passa a leitura que é aberta a novas idéias.
Uma roupa de linha mais reta como o tailleur ou o terninho de corte masculino, mais ainda em cores sóbrias, denota uma mulher mais objetiva e profissional. Num evento de final de ano, pode atrair pretendentes a envolvimentos passageiros sem muitas responsabilidades posteriores.

Um gesto de afirmação sexual e de mostrar que se tem orgulho da condição de mulher é colocar os seios em evidência. Abrindo os botões superiores da blusa, em vestidos sem alça, em vestimentas decotadas ou nas roupas que caem nos ombros sutilmente. 
Laços sugerem um presente a ser desembrulhado.
Uma pessoa com uma saia comprida e justa dá a impressão de ser conservadora e sofisticada, mas distante.
Ao contrário, uma saia rodada e mais ampla facilita a abordagem, mostrando uma mulher aberta e de fácil convivência.


 Curtas são associadas a um espírito jovem.


Ondulantes e curtas demonstram criatividade e uma personalidade forte, mas pode sugerir imaturidade.


Um vestido de seda com rendas nos pontos certos é muito mais sensual e refinado que um conjunto em renda transparente. Lingerie convidam à sedução. Ao contrário do que se pensa, normalmente as exibicionistas ao extremo sentem pouco interesse nas atividades sexuais.

O segredo de uma aparência atraente é escolher trajes que chamem a atenção para os nossos pontos fortes do corpo. Se nós temos quadris curvilíneos, um bumbum arrebitado ou pernas maravilhosas, nada mais inteligente que destacá-los sem vulgaridade. Uma fenda bem posicionada faz a mente delirar.
Há muito tempo, a idade cronológica deixou de ser parâmetro de referência. O que prevalece é o bom senso. Uma mulher de atitudes e conceitos firmes consegue sempre o que deseja. Existe a produção correta para cada ocasião. Associe tudo a uma atividade física, pois a postura corporal também interfere na produção irresistível...  Boas festas!!!


Mon Liu
Designer de interiores; paisagista; consultora de Feng Shui e realiza aulas sobre o assunto há 10 anos no Senac Design de Interiores.