Hoje, a postagem do Múltiplas Impressões, tem uma mescla diferenciada: Sempre postamos conceitos e tendências. Hoje a viagem começa de dentro...De dentro do meu gosto : particular e 100% questionável!!!
Depois de mais de 15 anos, trabalhando com decoração, descobri finalmente qual é o meu estilo.Aquele que dá brilho aos meus olhos e faz meu coração bater mais forte: Shabby Chic

O estilo Shabby Chic é uma criação da decoradora americana Rachel Ashwell, e a inspiração provém dos ingleses, da época das grandes casas de campo .Era costume nessa época, decorar com móveis adquiridos em mercados de pulgas, e como se tratavam de móveis usados, já eram um pouco desgastados. Para compor este estilo decorativo, Ashwell combinou toques femininos : como velas, flores,cores rosa e verde, candelabros, e a elegância dos móveis antigos renovados.


 Shabby Chic é um estilo de decoração que consiste principalmente em misturar elementos antigos com modernos. Utiliza muito branco, cor pastel, rosa,verde água etc...
Shabby significa gasto, desalinhado, mas como a intenção era que o estilo traduzisse algo novo , se incorporou o termo chic. O bom gosto de Rachel em combinar objetos e mobiliário antigo, reciclado; de modo que os ambientes ficassem modernos e elegantes, foi o sucesso do estilo Shabby.
Hoje em dia o estilo, já se transformou, evoluiu e agora faz uma mescla do estilo inglês , os móveis pintados da Suécia do século XVIII, o chateau francês, e o estilo shaker americano.


Móveis com aspecto muito usados e repintados várias vezes, detalhes de porcelana, pequenas vasilhas com desenhos de hortênsias, rosas,luminárias de vidro e cristais. Nos ambientes ,predominam cores suaves, desde rosa, salmão, areia, bege, aveia, ocre, cinza e branco, muito brancooo...


Palavras de Rachel ...
-"Meus pensamentos sobre decoração são de que,  uma casa pode ser verdadeiramente vivida e ainda ser linda. Eu acredito em  ambientes acolhedores e  descontraídos, onde as crianças são livres para colocar seus pés sobre o sofá e os hóspedes podem colocar os seus copos na mesa de café sem um cuidado maior. Para mim, o segredo de  viver bem, é  cercar-me de coisas bonitas que são práticas e deliciosamente 

 O conforto, a beleza das imperfeições, o fascínio do tempo ,que gasta os  objetos, e o apelo da vida prática simples; são os pilares dos Shabby Chic ® .  É como a familiaridade aconchegante de um par de calça jeans desbotada, a elegância em ruínas de uma vila italiana, a grandeza usada dos veludos desbotados, e as incomparáveis porcelanas de toque  floral, transmitidas diretamente do sótão de sua avó . A marca, é uma apreciação "revival" para o que é usado, bem-amado, e desgastado. É o respeito pela evolução natural e  por aquilo que é fácil e sensato.


O Shabby Chic tem seguidores mundo afora e deixou de ser domínio de Rachel Ashwell. Aqui no Brasil abraçamos o estilo e incorporamos nossos valores de Reciclar e Reutilizar. O jeitinho brasilero deu bossa ao Shabby e status de "Bom Gosto".


A Casabella Interiores faz sua leitura do Estilo, baseando-se nas premissas de Rachel Ashwell, importando artigos e agregando seu toque.


Espelhos e arandelas compõem o visual Shabby Chic.


Lustres e luminárias para realçar a beleza!


Garimpos de  adornos em tons de cinza, off white e prata: Toque essencial do Shabby Chic.

Reciclar pequenos móveis antigos e dar a eles novas funções: Expor e organizar


Nada é mais deprimente do que ver os móveis envelhecerem com a gente! Obviamente não há necessidade de mudar tudo e fazer grandes obras para se ter o estilo Shabby Chic,bastam alguns toques.


Os florais do estilo Shabby têm nos encantado a todos...


O carinho pelas coleções herdadas...o trabalho de reciclar...tudo isso faz bem ao Planeta e ao espírito.


Velho é aquele que somente sobreviveu ...Viver é mais que isso..Viver é construir uma história, e uma história se faz com passado, presente e futuro!!



Sua casa é o seu reino! E a melhor maneira de conferir um estilo particular, é se basear em um tema, uma combinação de cores, um gênero, uma época...Componha seu caderno de tendências ,recortando fotos de revistas para ajudá-la a encontrar o espírito da sua decoração.
Beijos 
Luciete Valente