Decote (do francês décolletage ou décolleté) é o nome dado ao corpete de blusa ou vestido recortado distante do pescoço. A versão vitoriana deixava os ombros à mostra. O decote é um componente tradicional de vestidos toalete e vestidos de baile.

Responsável por 99% dos olhares masculinos
 os decotes remontam da década de 10. De lá pra cá a moda deu  diferentes  contornos ao decote. Arredondados, quadrados, em V e enviesados. Todos com sua particular beleza, os decotes conferem 'as mulheres um poder que nem as mais altas cifras bancárias são capazes de fazer frente...
Quem não se sentiu uma rainha, ao ostentar um decote arrasador que atire a primeira pedra...






Na África do Sul, por exemplo, o dia 4 de Abril é o dia nacional dos decotes avantajados. Nos países de língua inglesa o decote (ou a exposição parcial dos seios) é chamado de cleavage.
Em Creta, na Grécia antiga, nasce o primeiro decote. Ao contrário da função de hoje, o decote servia para facilitar a amamentação. Em outros períodos, o decote apareceu em formatos diferentes refletindo diferentes contextos socioeconômicos.
Década de 10: O decote começa a ganhar conotação sexual e passa a ser usado por mulheres da noite. Nessa época apareceu um surto de sífilis e as mulheres começaram a usar a gola para esconder marcas na pele, sintoma da doença.
Década de 20: Nesse período as roupas femininas são feitas para não realçar as curvas das meninas, uma das intenções era achatar os seios. Isso foi feito para adequar com o que a sociedade da época ditava.
Década de 30: Aqui o decote passa para as costas e a mulher volta a valorizar suas formas.
Década de 40: Inicia a Segunda Guerra Mundial. Os decotes somem. As roupas seguem linha militar, sérias e masculinas.
Década de 50: Com o fim da guerra, Christian Dior traz de volta os decotes em quatro variações: princesa, arredondado, V , tomara-que-caia e o famoso decote de coração nas costas..que voltou com tudo em 2011.
Década de 60: O rock´n´roll inspira a geração da época. Os jovens passam a se rebelar contra a cultura e se negam a envelhecer. O vestido tubinho básico vira a cara dos anos 60. Nesse tempo os decotes eram quadrados ou redondos.

 A moda começa a beber na fonte do movimento hippie e da liberação sexual. O decote volta para as costas e surge a frente única.





















Década de 80: A mulher entra para o mercado de trabalho e os decotes aparecem no formato V nos paletós dos tailleurs.

Década de 90 e 00: Todos os decotes são permitidos. A cultura ocidental passa a pregar os direitos iguais entre homens e mulheres. 
Surgem as próteses de silicone.Seios fartos e firmes são uma realidade cada vez mais acessivel 'as classes menos favorecidas.
É o poder nas nossas mãos!